Blog
Conheça o Blog do Imavet
13 de setembro de 2021
- Categoria: Novidades
- Escrito por: Imavet
- Tags: animais , treinamento
- Visualizações: 87085
Setembro Amarelo e a Equoterapia
Setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio e gostaríamos de aproveitar a temática para falar também de um assunto que tem uma grande relação: a equoterapia. Para nos ajudar com a temática, entrevistamos a psicóloga e instrutora de equoterapia da Associação de Equoterapia de Alagoas, Clarice Macedo.
Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. E onde está a relação da equoterapia e o suicídio? A psicóloga relata que atende pacientes com quadro depressivo e/ou com pensamentos de suicídio seja pelo histórico de alguma necessidade especial ou pelo contexto familiar e vê que com o auxílio da equoterapia as evoluções são significativas. Um paciente que marcou sua trajetória foi um jovem cadeirante que mudou completamente suas percepções após iniciar na equoterapia, sendo assistido por ela e pela família, que é um apoio fundamental durante todo o tratamento. Nas sessões montado a cavalo as dificuldades eram expostas de maneira natural isso ajuda muito na terapia.
Outro caso foi de um paciente da terceira idade que sofreu um grave acidente automobilístico e passou a usar cadeiras de rodas devido todos os problemas de locomoção após o acidente, mudando bruscamente sua rotina de vida e iniciou um quadro de depressão. Com a equoterapia ele teve excelente evolução motora e psicológica, tendo alta da cadeira de rodas, podendo novamente adquirir a carteira de habilitação para voltar a dirigir e voltar as atividades de antes do acidente. Exemplos como estes são diversos, pessoas que superaram o período da depressão e consequentemente excluem os pensamentos de suicídio, vendo uma nova chance para a vida.
Clarice salienta e se emociona ao falar de todos os benefícios que os cavalos trazem, pois, durante a sessão, em contato com os animais, nosso corpo libera hormônios como serotonina, ocitocina, por exemplo, que dão a sensação de prazer e bem estar, sendo então um tratamento muito efetivo nesse momento de fragilidade em pacientes com depressão como também tantas outras situações e enfermidades. Outro fator essencial é o apoio familiar que precisa ter um olhar muito atento e preciso. Todo cuidado de todas as partes e etapas são cruciais, finaliza a psicóloga Clarice Macedo.
Clarice Macedo
CRP 15/2451
Psicóloga
Especialista em educação especial
Instrutora de Equitação
Presidente da Associação de Equoterapia de Alagoas
CRP 15/2451
Psicóloga
Especialista em educação especial
Instrutora de Equitação
Presidente da Associação de Equoterapia de Alagoas